Convenção sobre os direitos das crianças

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção assinalou a convenção, adotada, pelas Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1989, com a entrega de um calendário de parede, distribuído na segunda-feira, a todas as crianças do concelho. Uma forma de divulgar os seus direitos junto da família e da sociedade. 

A Convenção sobre os Direitos das Crianças é um documento onde estão consagrados os direitos fundamentais de todas as crianças, tendo sido adotada, pelas Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1989. Portugal ratificou-a no dia 21 de setembro de 1990.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção assinalou esta data com a entrega de um calendário de parede, distribuído nesse dia, a todas as crianças do concelho. Uma forma de divulgar os seus direitos junto da família e da sociedade. 

Nesse calendário estão desenhados o direito à vida, à família, à saúde, à educação, a brincar, à liberdade de pensamento, à privacidade, à proteção, a uma identidade, a uma nacionalidade, à informação e a cuidados especiais se for deficiente.

Com a distribuição deste calendário às crianças, a CPCJ de Monção pretende que estas sejam os veículos disseminadores da própria convenção, fazendo chegar a mensagem àqueles que devem ser os primeiros a garantir esses direitos – a família.