Consultoras 20/20 Strategy e Marktest realçam desempenho municipal “exemplar”

Vila Nova de Cerveira tem vindo a ocupar lugares de destaque nos vários ratings concelhios que analisam a performance dos 308 municípios portugueses. Recentemente foi divulgado ser o 2º município com melhor desempenho municipal (5 a 10 mil residentes) no “City Performance Index 2016”, e o 12º concelho do país com maior taxa de constituição de empresas, pela aplicação ‘Municípios On-Line’ da Marktest. Autarquia realça o reconhecimento de um profícuo trabalho desenvolvido com diversos parceiros, com visão e confiança no desenvolvimento sustentável de Cerveira.

Os 308 concelhos portugueses têm sido constantemente avaliados por empresas de consultoria nacionais e internacionais que comparam o desempenho de cada concelho nas mais diversas áreas de atuação, no âmbito da região onde se insere e no panorama nacional. Estes índices procuram demonstrar o desempenho e estimular o crescimento de cada município.

Há dias, a 20/20 Strategy anunciou ter desenvolvido o ‘City Performance Index’, um modelo de avaliação do desempenho municipal em seis dimensões distintas: Produtividade, Talento, Infraestrutura, Governo, Social e Ambiente. Neste estudo, o concelho de Vila Nova de Cerveira encontra-se na posição 94 do ranking entre 308 concelhos e com um desempenho “exemplar” entre os designados pequenos municípios (5 e 10 mil habitantes), ocupando a 2º posição a nível nacional, com pontos fortes acima da média nacional, nomeadamente no indicador produtividade (+130% ao nível de desenvolvimento económico, crescimento e criação de empresas) e no Governo (+18% em itens como política de investimento local, finanças locais e transparência). Interpretando os valores no contexto regional, dos 10 municípios alto-minhotos, Vila Nova de Cerveira também surge em 2º lugar, a seguir de Viana do Castelo, revelando uma excelente performance.

Por sua vez, a Marktest desenvolveu uma aplicação web - ‘Municípios Online’ - que tem como objetivo principal analisar as forças e fraquezas de cada concelho, em função dos ratings de Dinamismo Demográfico, Dinamismo Económico e Qualidade de Vida. Dados referentes a 2014 revelam que Vila Nova de Cerveira é o 12º concelho do país com maior taxa de constituição de empresas, o 13º com maior número de recursos culturais per capita, e o 16º com maior volume de negócios médio das empresas (448 milhares de euros).

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “estes bons e motivadores indicadores revelam que o Município está no caminho certo para crescer de forma sustentável e próspera”, acrescentando: “Fazendo uma análise destes dois estudos realizados por entidades diferentes, Vila Nova de Cerveira surge com um orgulhoso ponto convergente, o crescente dinamismo económico, quer pela implementação de uma política municipal de baixa fiscalidade quer pela estratégia e confiança dos investidores e grupos empresariais aqui instalados. Por esta razão, estes resultados são da autarquia, mas também do mérito do setor empresarial e comunidade cerveirense em geral”, assegura Fernando Nogueira.

A estes bons indicadores juntam-se ainda os recentes prémios alcançados pelo Município, nomeadamente a 8ª posição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais e o 2º lugar conquistado pelo documentário da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira na categoria “Cultural Events” da competição internacional do Festival ART&TUR 2016.