Consultório de Saúde (Dr. Tiago Araújo)

Como se pode detectar o cancro do colo no útero?

(E-mail enviado por Teresa Pinto de Arcos de Valdevez)

O rasteiro do cancro do colo do útero deve ser realizado a todas as mulheres entre os 25 e os 65 anos de idade. É realizado uma citologia (exame de Papanicolau) usada para a detecção precoce do cancro de colo de útero, com  Intervalos  de 3 em 3 anos após duas citologias consecutivas negativas.

A triagem para papilomavírus humano (HPV) é eficaz. A triagem baseada no HPV é realizada a partir dos 30 anos de idade em  intervalos de pelo menos cinco anos. Se der resultado positivo para o vírus HPV ,devem realizar testes citológicos de acompanhamento e se existir anomalias devem ser submetidas a colposcopia.

O HPV é uma das infeções transmitidas sexualmente. Algumas estirpes do vírus estão associadas ao risco de cancro no colo do útero. O vírus é contraído por cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas em qualquer altura da vida. As estirpes do vírus de alto risco são HPV 16 e 18.

Na consulta com o seu médico de família o exame de Papanicolau é efetuado para a detecção precoce do cancro do colo do útero, mas é também realizado um exame para a detecção da presença do HPV no colo do útero.