Conferência Internacional sobre Vias Verdes em Monção

O Cine Teatro João Verde recebe no dia 14 de novembro, terça-feira, uma conferência internacional sobre as vias verdes da Europa com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O objetivo geral é destacar o papel destes corredores ecológicos na concretização de um desenvolvimento sustentado e turístico.

Com início às 9h00, a sessão de abertura conta com as presenças de Antonis Christopoulos, da Agência para Pequenas e Medias Empresas, da Comissão Europeia, e de Mercedes Muñoz, diretora da Associação Europeia de Vias Verdes.

Ao longo da manhã, serão abordados vários painéis relacionados com a importância das vias verdes na criação de um turismo sustentado na Europa, o projecto Greenways4all e o seu impacto no território, e boas práticas nas vias verdes como oportunidade para a cooperação internacional.

Será igualmente debatida a promoção das vias verdes como produtos turísticos de excelência, bem como apresentados ao público presente alguns exemplos práticos de corredores verdes na Europa. À tarde, com início às 16h00, decorre uma caminhada pela Ecopista do Rio Minho.

Este seminário internacional pretende ainda incrementar o intercâmbio e a colaboração entre os agentes públicos e privados, de forma a potenciar um conceito de via verde acessível a todos e para todos com vantagens desportivas, recreativas e turísticas. 

Programa em:

https://greenways4all.org/event/greenways4all-final-conference