Comemorações do Cinquentenário do GDCTENVC: Exposição “O Mar e a Construção Naval”

Paula Pereira vai apresentar um trabalho singular.

Vai estar patente na galeria da Santa Casa da Misericórdia de Viana de 12 de janeiro a 2 de fevereiro. Sobre esta mostra diz-nos esta artista vianense: “Podendo parecer iguais, com as mesmas cores, os mesmos sons, os mesmos padrões, os mesmos perigos, os mares são todos diferentes, são todos únicos.

Tal como os mares, também as suas embarcações e as suas gentes são todas diferentes. Cada uma é singular. E é admirável como a partir da identidade do nosso mar, dos nossos barcos, do nosso estaleiro, da nossa Viana, das nossas memórias e histórias, se desenha e constrói uma mostra tão singular e pessoal.

Esta coleção de pinturas, esculturas e instalação surge diretamente desses elementos, com a particularidade da artista intervir diretamente no espaço arquitetónico da galeria: uma sala sonora em que o obscurecimento repentino interpela a perceção e a experiência física do espectador.

A cor entra em cena, ora com tons quebrados, tanto nas telas como nas esculturas em ferro, ora com tons fosforescentes que mostram novas abordagens e jogos de luzes.

Nesta exposição, a inspiração no mar, nos desenhos técnicos da construção naval, nos objetos dos navios, materializa-se com a madeira, o ferro e os elementos naturais da fauna e flora marinha”.

À medida que se vai aproximando o fim das comemorações deste cinquentenário do GDCTENVC, as iniciativas surpreendem cada vez mais pela novidade das iniciativas e dos colaboradores que vão participando nas mesmas. Falta saber o que virá a seguir.