Comemorações do Cinquentenário do GDCTENVC

Pode dizer-se, com propriedade, que se tratará de uma Conferência/tertúlia com notáveis da Construção Naval.

Os Eng. Óscar Mota, Carlos Pimpão e Gonçalves de Brito vão estar presentes como comunicadores numa conferência a realizar amanhã, sábado, dia 20, às 15,30 horas, para debater a “Construção Naval – passado e futuro”. A iniciativa integra-se no programa comemorativo dos 50 anos do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC e nas comemorações do dia do mar, com realização no Auditório do Centro de Mar, instalado no navio Gil Eannes.

Paralelamente a esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre o GDCTENVC e o Centro de Mar, é também inaugurada na Casa da Máquina do Leme deste navio hospital uma exposição de cartoons, subordinada ao tema “Humor no Trabalho”, da autoria de Rui Alpuim e Juvenal Ramos, publicados na revista Roda do Leme, ex-órgão de comunicação dos trabalhadores dos ENVC.

Para as entidades organizadoras, a conferência/tertúlia, que se espera bem concorrida, será da maior importância para se aquilatar do estado da situação da construção naval no país e em Viana do Castelo. Cada um dos oradores, técnicos qualificados (todos eles foram administradores dos ex-ENVC), tratará de assuntos específicos, sabendo-se que serão abordados não só o estado do sector, mas também questões ligadas à produtividade, numa actividade há décadas em crise, bem necessitada por isso de se mostrar cada vez mais eficiente.

 

Óscar Mota visita o GDCTENVC e torna-se sócio da Colectividade

De passagem por Viana, para eventuais colaborações técnicas no âmbito da Indústria Naval, o Eng. Óscar Mota fez questão de visitar a sede social do Grupo que tão bem conhece, onde se reuniu com o corpo directivo deste. Tratou-se de um encontro familiar, já que todos se conhecem e estimam. A Indústria Naval, naturalmente, foi o tema principal de uma longa conversa, continuando este bem conhecido Especialista Naval a demonstrar grande clarividência, bem patente na obra que recentemente editou, “Engenharia e Arquitectura Naval”, um livro de referência para quem se liga à Construção Naval. Nesta visita, o Eng. Óscar Mota fez questão de se tornar sócio efectivo do GDCTENVC, reconhecendo ser esta Colectividade uma referência viva na cidade, especialmente no plano cultural.