Colégio do Minho *1942-2017*: 75 Anos ao serviço da Educação

O Colégio do Minho comemora o seu 75º aniversário, no próximo dia 3 de Outubro, apresentando várias actividades culturais e educativas, no âmbito das ciências, humanidades e das artes, destinadas não só à comunidade escolar, mas também ao público em geral, que serão realizadas ao longo do presente ano lectivo.

No próximo dia 7 de Outubro, com início às 11:00 horas, decorrerá a Sessão Solene Comemorativa dos 75 Anos do Colégio do Minho para a qual estão convidados entidades civis, militares, eclesiásticas, antigos alunos, antigos professores e funcionários. No final, decorrerá um almoço convívio nas suas instalações para quem desejar participar, inscrevendo-se para o efeito na secretaria até ao dia 2 de Outubro.

Fundado no ano de 1942, conforme alvará 703, hoje, a gestão pedagógica e administrativa do Colégio é da responsabilidade de Ricardo Fernandes de Sousa, director desde 2009 e mentor da incrementação do polo do ensino secundário e do polo educativo de Monção para alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Apesar de a sua sede estar instalada na Rua de S. Tiago, em 1942, esta localizava-se no Chalet Quartin, na Rua de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo. Neste sentido, a instituição, com internato e externato para o sexo masculino, teve como primeiro director Cândido da Silva Vaz (1942-1945). Seguindo-se outros directores como Alberto Luís Gomes (1945-1949), José Castanho Fortes (1949-1954), Padre Constantino Macedo de Sousa (1954-1963), Padre José Augusto Martins Pedreira (1963-1976) e Padre Miguel José Lopes Moura (1976-2009). Em 1996, a instituição deixa de estar vocacionada para o regime de internato e recebe, quatro anos depois, o título municipal de “Instituição de Mérito”, pelo ensino ministrado como escola particular e com influência regional.

 Logotipo do Colégio do Minho

“Sessão Solene Comemorativa dos 75 Anos do Colégio do Minho”

 10h00 – recepção dos convidados:

o Entidades civis, militares e eclesiásticas;

o Antigos alunos, antigos professores e funcionários.

 11h00 – Sessão Solene:

o Apresentação sobre o Colégio;

o Discursos;

o Homenagem a antigos educadores aposentados;

o Lançamento da “Agenda 75”;

o Descerramento de placa alusiva ao 75º aniversário;

o Momentos musicais: hino do Colégio e actuação da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo;

o Abertura de exposições:

 “Memórias” – conjunto de fotografias antigas do Colégio do Minho;

 “Reviver” – representação e conversão de atuais espaços do Colégio em antigas salas de aula e camaratas dos alunos internos.

o Distribuição da edição especial da revista “Mirante”.

 13h00 – Almoço - para convidados oficiais e inscritos, no ginásio do Colégio.

(Ver no anexo o pdf com o Programa geral)

 

Reportagem em video de desfile organizado pela estilista/designer Isabel Lima:

 https://www.youtube.com/watch?v=iJY99KPoEmw&feature=em-subs_digest