Clube Náutico de Ponte de Lima vence pelo 11º ano consecutivo Ranking Nacional de Clubes

Uma performance inédita na canoagem nacional acaba de ser conseguida pelo Clube Náutico de Ponte de Lima, ao classificar-se em primeiro lugar no Ranking Nacional de Clubes - Troféu Jogos Santa Casa, pelo décimo primeiro ano consecutivo. A Federação Portuguesa de Canoagem divulgou no dia 22 de dezembro, os rankings nacionais 2017, após a conclusão de todas as provas de calendário nacional e regional da presente época.

Este é o culminar de uma época absolutamente fantástica da formação limiana que, ano após ano, tem afirmado a sua força e competência no panorama da canoagem nacional, evoluindo e reinventando-se a cada ano que passa. O Náutico de Ponte de Lima obteve, em 2017, um total de 630 pontos, enquanto na segunda posição terminou o seu grande rival, o Clube Náutico de Prado com um total de 536 pontos, mantendo a mesma posição, alcançada em 2016. Na terceira posição, a encerrar o pódio do ranking Nacional 2017, ficou o Náutico de Crestuma, com um total de 425 pontos.

Para atingir este desiderato, obteve em termos coletivos 4 títulos nacionais, 3 vitórias em Taças de Portugal e 4 títulos regionais.

Por seu turno, no capítulo individual, os números são também muito elucidativos, com 45 campeões nacionais, 31 vencedores em Taças de Portugal, 9 vencedores das Primeiras Pagaiadas e 39 campeões regionais

A lista das vitórias de 2017 é a que se segue:

Quadro

 

 Desde 2007, o título nacional de clubes mora nas vitrines do Clube Náutico de Ponte de Lima, um motivo de grande orgulho para o concelho, dirigentes, associados, técnicos e atletas do maior clube português de canoagem.

O troféu Jogos Santa Casa será entregue na Gala dos Campeões a realizar em fevereiro na Cidade de braga, Cidade Europeia do Desporto em 2018.

.Cartaz

 

Ponte de Lima arrasa nos rankings de medalhas

Além dos grandes resultados no ranking de clubes, ao nível das medalhas conquistadas superou todos os seus concorrentes de uma forma clara e convincente.

Em campeonatos nacionais, os atletas limianos arrecadaram a impressionante quantia de 93 medalhas, das quais 45 de ouro, correspondentes aos atletas que, individualmente, se sagraram campeões nacionais de Portugal. No segundo posto surge a Darque Kayak Clube com 39 medalhas, 14 de ouro. No terceiro lugar do pódio surge o Clube Náutico de Prado, com 43 medalhas, mas apenas 13 de ouro. No quarto e quinto lugar surgem, respetivamente, o Clube Fluvial Vilacondense e o CC Amora, primeiro clube do Sul a surgir neste ranking.

Em Taças de Portugal, o clube limiano obteve 60 medalhas, das quais 31 de ouro, muito à frente do clube que ficou em segundo lugar, a Darque Kayak Clube, que não foi além de 18 medalhas, das quais 8 de ouro. No terceiro posto, classificou-se a A. D. Amarante, com um total de 8 medalhas, 7 de ouro.

O cruzamento dos dados do ranking de clubes, com o ranking de medalhas, permite aquilatar a dimensão do domínio do clube limiano, muito superior aos seus adversários mais diretos em todos os capítulos.

Com vista à temporada de 2018, o grupo de trabalho labora já afincadamente, sob a direção do corpo técnico do clube, este ano reforçado com mais dois elementos, fazendo face ao elevado número de atletas que integram a estrutura do Clube Náutico de Ponte de Lima.