Celebração de S. José na Paróquia de Santa Marinha de Argela

Na Paróquia de Santa Marinha de Argela, em Caminha, as celebrações do dia de S. José e as homenagens do dia do Pai foram antecipadas este ano, por se encontrar o dia 19 de Março na véspera do início da Semana Santa.

Para que a celebração não passasse despercebida, foi distribuída por 2 domingos: o primeiro e o segundo do mês de S. José.

Assim ficam divididas as cerimónias em Argela:

6 de Março - Domingo

08:30

Celebração pelos Pais Falecidos

Oração no Cemitério

 

13 de Março - Domingo

08:30

Celebração da Eucaristia

Homenagem aos Pais presentes

 

 São José, Esposo da Virgem Santa Maria

 

Durante os primeiros três séculos da fé cristã, para evitar o perigo do  politeísmo e para responder ao arianismo, a Igreja evitou qualquer culto que não fosse cristocêntrico.

Posteriormente, a comunidade cristã começou a considerar Maria Santíssima em relação directa com a Encarnação do Filho de Deus. Abaixo dela, só o seu castíssimo esposo São José se aproxima tanto de Jesus: ele que teve a honra divina e a missão de cuidar e sustentar a infância do Menino Jesus e que lhe ensinou a arte de trabalhar a madeira.

Rapidamente se espalhou a devoção ao Santo Patriarca e conservam-se testemunhos desde o séc. IV. Ao longo da história, a devoção a São José manifestou-se fonte de graça, santidade e conversão de muitos.

É assim que hoje nós o celebramos, rogando-lhe nos inscreva na sua escola mística de oração, da qual Santa Teresa confessa ter aprendido a orar.

(ver anexo)

 1