Cartaz da Romaria d’Agonia inspira-se na mulher de Viana e na capela da festa

A beleza da mulher de Viana e a imagem da Capela da Senhora d’Agonia são alguns dos motes para inspirar a criatividade do concurso do cartaz da Romaria de 2016, que se realiza entre 19 e 21 de agosto, em Viana do Castelo.

O concurso nacional e internacional para a conceção do cartaz já está aberto com o regulamento disponível na Vianafestas, a entidade responsável pela organização da Romaria d’Agonia, através do sítio de internet www.vianafestas.com.

De acordo com os requisitos do regulamento, o cartaz deverá ser “original e inédito” divulgando a Romaria d’ Agonia, tendo em conta “a beleza da mulher de Viana, ostentando os diversos trajes”. Ainda o “espírito” da Romaria, cuja antiguidade nos leva à primeira década do século XX, a “alegria e a vida” que caracterizam a ‘rainha das romarias de Portugal’ e a imagem da Capela da Senhora d’Agonia ou da Santa.

Os concorrentes podem participar, até 30 de abril, individualmente ou em equipas, com até duas propostas “inéditas e originais da autoria do candidato”, que se destinam apenas para as festas, “não podendo em caso algum ter sido publicadas ou expostas anteriormente”, define o mesmo regulamento.

Nos critérios de avaliação, o júri, composto por sete elementos de entidades de Viana do Castelo, vai premiar a “adequação a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.

O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa.

Desde 2010 que o cartaz oficial da romaria d’ Agonia é escolhido através de concurso.

Já estão também abertas as inscrições para a Feira de Artesanato da Romaria, que decorre entre 06 e 21 de agosto, com o regulamento e os impressos disponíveis igualmente no sítio de internet da Vianafestas.