Carnaval solidário para apoiar Bombeiros de Arcos de Valdevez

O Carnaval arcuense, cada vez mais uma referência na região norte, vai ter este ano um inédito fim solidário, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) a receber 1 euro por cada figurante do cortejo. O grande corso, tendo como “reis” dois bombeiros no ativo, sai dia 13 de fevereiro, pelas 15.00, das Salzedas rumo à rotunda da “Ponte Nova”.

Desde o início de novembro do ano findo que o multifacetado artista Zé Mokuna está a elaborar os carros alegóricos com os seus quadros pitorescos e satíricos tão típicos da época. “Este ano, os temas dos carros são o ambiente, os incêndios, os bombeiros, a entrada de animais de companhia em restaurantes, as rusgas populares, os palhaços e os reis”, adianta o artista, que, nos seus meticulosos preparativos, só pede boas condições climatéricas para a organização pulverizar o recorde de participantes no grande desfile.

“Como o Carnaval de 2018 tem uma vertente solidária, espera-se o maior corso de sempre com uma adesão de 5 mil figurantes”, estima José Barbosa da Costa, mais conhecido por Zé Mokuna.

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

“Pelo retorno obtido, teremos as associações concelhias em peso no cortejo com os foliões mascarados ou fantasiados livremente, logo, sem as limitações que um tema fixo iria trazer a muitos dos interessados”, explica Mokuna, que dá “asas” à imaginação num espaço/anexo (fronteiro ao antigo liceu) muito desabrigado do frio e da humidade.

Mas, apesar das condições de trabalho bastante hostis no inverno, o artista septuagenário lá estava na “oficina”, na fresca tarde de 25 de janeiro, a construir estatuetas em esferovite retratando magistralmente os heróis bombeiros seguidores do lema “vida por vida”. “Nas esculturas de humanos, os elementos mais complicados de fazer são as mãos e o rosto”, deslinda Zé Mokuna, o artífice dos carros alegóricos do Carnaval arcuense há 16 anos e da serenata do rio Vez (Festas Concelhias) há ainda mais tempo (36 anos).

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

Carnaval nos Arcos de Valdevez

A organização, que emparceira o Município de Arcos de Valdevez e a Folia, para além de consignar 1 euro à AHBVAV por cada mascarado/fantasiado, vai apoiar as associações concelhias que alinharem com mais de 15 figurantes no desfile, atribuindo 5 euros por cada elemento, com o objetivo de custear a conceção quer dos carros alegóricos quer das fantasias, que encherão de alegria, cor e diversão a longa avenida da vila arcuense.