A Capela do Seminário Diocesano de Viana do Castelo recebeu intervenção artística de Isabel Lima

Num momento de celebração do 75º aniversário do Colégio do Minho, a Capela do Seminário Diocesano recebeu uma manifestação artística da autoria de Isabel Lima, na qualidade de Professora do Colégio que pertence à Diocese de Viana do Castelo, encontrando para este momento um significado místico entre arte e religião.

 

A intervenção, que expressou uma ideia, através da indumentária teve um carácter didáctico “Design para a emoção” ou ”artístico comportamental”. Aproveitando as potencialidades da sua actividade criativa, dinamizou um encontro de índole artística de aproximação ao divino, através de uma manifestação de catarse emocional e identitária.

Vinculando a motivação artística dentro do processo histórico-artístico e cultural, criou vestes de cor branca como sinal de esplendor, luz e exultação, inspiradas na Nossa Senhora da Conceição do Minho, que se apresenta trajada com o “Traje à Vianesa”.

O trabalho da autora reflecte uma atitude de integrar a indumentária numa perspectiva de sensibilização para os bens culturais e para o ideal cristão, numa expressão de valores estéticos e religiosos. As referências imagéticas de vitrais que mostravam passagens bíblicas, o esplendor e riqueza do barroco com os azulejos e altares de talha dourada, integraram a história da humanidade num contexto admirável.

 

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

Valorizando a importância dum “olhar interior”, a professora Isabel Lima apresentou “Arte, Esplendor e Beleza” num repositório que congregou, cm performance, professores, funcionários, alunos de todas os anos e turmas, encarregados de educação, evidenciando uma “cultura de encontro” e beleza, como vivência do valor moral, e da arte como representação.

Tendo em conta o sistema figurativo narrativo com tradição nas nossas igrejas e capelas e o vínculo reciproco entre o artístico e o mundo religioso, como forma apelativa para despertar a religiosidade e conceder sentimentos aos devotos, lembrou o escultor José Rodrigues, que esculpiu o Cristo que se encontra na Capela do Seminário, onde decorreu a intervenção.

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

Vestes litúrgicas de Isabel Lima

O Colégio do Minho desempenha o seu papel no ensino e na cultura e os valores como a solidariedade, igualdade de género ou inclusão social são fomentados como construção de identidade. Em efectivo diálogo entre o passado e o presente tomamos consciência de um percurso que não se deixou seduzir por soluções fáceis ou por realizações vazias de conteúdo, tendo sido incutido o gosto por actividades que garantem o uso de conceitos de interesse actual.