Caminha para conhecer Monção

Iniciativa retomada no dia 17 de junho, sábado, com a realização do “Trilho da Cova da Moura”, prolongando-se até o mês de outubro. A participação é gratuita, contudo, para efeitos de seguro, é necessária a respetiva inscrição. Informações através dos seguintes contactos telefónicos: 934 440 770 ou 916 531 313. Inscrições através da internet no link: https://goo.gl/NBZj6D.

A Câmara Municipal de Monção retoma a iniciativa “Caminha para Conhecer Monção” com a realização de seis trilhos pedestres entre os meses de junho e outubro. O primeiro percurso “Trilho da Cova da Moura”, em Cambeses, realiza-se no dia 17 do corrente, sábado, com início às 9h00.

A participação é gratuita, contudo, para efeitos de seguro, é necessária a respetiva inscrição. Informações através dos seguintes contactos telefónicos: 934 440 770 ou 916 531 313. Inscrições através da internet no link: https://goo.gl/NBZj6D.

No dia 8 de julho, decorre o “Trilho de Santo António de Vale de Poldros”, em Riba de Mouro, oportunidade para ver as cardenhas (habitações típicas das brandas) e os poldros (cavalos pequenos) em plena liberdade. O “Trilho das Pesqueiras”, na Bela, no dia 12 de agosto, remete-nos para o bucolismo fluvial.

Em setembro, dia 17, decorre o “Trilho Pé de Lombo” pelas inspiradoras e exuberantes paisagens de Riba de Mouro. No último mês, outubro, estão previstas duas caminhadas: “Trilho Caminho dos Mortos”, no dia 14, e “Trilho da Carvalheira de Abedim”, no dia 29.  

O primeiro “destapa” vestígios de um passado orgulhoso com passagem por caminhos ladeados por pedra, moinhos ou mamôas. O segundo revela-nos um património paisagístico singular, pontuado por refúgios naturais e tranquilizadores. Qual o melhor? São os dois bons.