Artesã Manuela Araújo com o Minho no Coração

Usos e costumes do Minho, os seus trajes e o folclore de Viana do Castelo  onde se fazem os famosos trajes que foram certificados para evitar abusos.

É a cidade que mais belos trabalhos de artesanato tem, isto no que diz respeito ao folclore. «Eu, como artesã, tenho orgulho em mostrar ao mundo o que é o artesanato da minha região», diz-nos Manuela Araújo. «Primo pela qualidade dos materiais que utilizo, preservo as tradições com o respeito pelo ambiente».

Viana do Castelo é conhecida também pelo seu ouro que enriquece os trajes regionais. O traje de noiva,de mordoma, de lavradeira, de ir à festa, de morgada, meia senhora e do campo são as grandes variadades.

Mas os mais conceituados a nível mundial são os de lavradeira que ‘espelham’ a sua beleza quando na altura das festas e romarias são vestidos pelas orgulhosas mulheres vianenses.

As custódias, relicários, meias libras, os ditos três vinténs, cordões, trancelins, medalhas, gramalheiras servem de adorno que identificam esta bonita região do país. Não esquecendo os famosos brincos à rainha, as arrecadas, as carniceiras e as contas de Viana.

Artesã Manuela Araújo

«Sinto orgulho no que faço e tento passar aos mais novos esta sabedoria, ensinando-os para que estas tradições vão passando de geração em geração», acrescenta a artesã.

Manuela Araújo nasceu na aldeia e sempre frequentou ambientes ligados so folclore. Hoje não pára a pesquisar, consulta as pessoas mais idosas, chegando a andar de aldeia em aldeia a ver se descobre algo que ignore ou tenha pouca informação. «É uma ‘escola’ à qual nos devemos apegar. São os mais idosos que conhecem os melhores pormenores do artesanato, como se trabalha, os ‘truques’». A artesã ainda não perdeu a esperança de um dia escrever um livro sobre o tema.

 

Artesã Manuela Araújo

Artesã Manuela Araújo

PRESENÇA NA MISS PORTUGAL BRASIL

A Miss Portugal brasil fez «com muita honra o convite para a senhora Manuela Araújo, estar presente com os seus trajes de Viana no MISS PORTUGAL BRASIL», disse-nos o limiano Jorge Alves (emigrado no Brasil), o impulsionador deste afamado Concurso, mais a sua esposa Priscila.

«Neste sentido a Miss Portugal Brasil faz um apelo a todos os empresários, entidades do folclore, Câmaras Municipais e entidades oficiais e particulares ligadas ao turismo e a todos aqueles que gostam do artesanato do Minho, para colaborar e ajudar nas viagens para trazer esta artesã e seu artesanato até nós para participar no grande evento que se tornou a MISS PORTUGAL BRASIL».

Para maior conhecimento poderá consultar o nosso site :                       

www.missqueenportugal.com                        

https://www.facebook.com/priscilla.brasil.37                         https://www.facebook.com/MissPortugalBrasil2017/     

Nossos contactos:

48984690333 ou whatsapp 13996888638

E-mail: info@nauslusitanas.com

Miss Portugal Brasil, Cep 88140000 Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina, Brasil.