AQUARIUS, UMA VERDADEIRA E IMPRESSIONANTE VERSÃO BRASILEIRA DO 'PRÉDIO COUTINHO' NO CINEMA!

AQUARIUS, uma versão brasileira em filme que, de certo modo, é um paralelismo com o que se tem passado com o PRÉDIO COUTINHO. AQUARIUS é a adaptação para cinema de um edifício que tentaram derrubar com fins de especulação imobiliária em Recife (Brasil) e que se aguentou até à última resistente, uma jornalista que ali viu o marido fechar os olhos e vivia com a Mãe.

Clara é uma sexagenária viúva que vive no edifício Aquarius, situado na zona nobre da Avenida Boa Viagem, no Recife (Brasil). Foi ali que partilhou a vida com o marido, viu crescer os seus três filhos e passou a época mais marcante da sua existência. Com o intuito de construir um condomínio mais moderno naquele mesmo lugar, a Construtora Bonfim conseguiu adquirir todos os apartamentos do prédio, excepto o dela. E, por mais que Clara afirme que não existe preço que a faça vender o seu, acaba por se ver constantemente pressionada a mudar de ideias. Até que, cansada de ser atormentada, resolve retaliar…

O enredo do filme gira em torno de Clara (atriz Sónia Braga), uma viúva de 65 anos que é a última moradora do edifício que dá título à obra, na orla da praia de Boa Viagem, no Recife. No decorrer do filme, acompanhamos o dia-a-dia da protagonista, a sua relação com amigos e familiares, e a investida de uma construtora que pretende comprar o prédio a todo custo, visando erguer um mais moderno no local. Assim, o longa-metragem aborda temas como especulação imobiliária, chantagem, deterioração propositada do edifício por parte da empresa imobiliária, a passagem do tempo e memórias, e discute ideias pré-concebidas sobre a vida na terceira idade.

Por razões comerciais, só é possível, de momento, apresentar esta versão que não tem a melhor qualidade mas, pouco a pouco e à medida que entramos no enredo, depressa esquecemos esse condicionalismo. Um filme do produtor Kleber Mendonça Filho e Sónia Braga como actriz principal.

 

Sinopse:

 https://www.youtube.com/watch?v=uBEesC80vBk

Filme completo nas condições possíveis:

https://www.youtube.com/watch?v=y_B3KwLih6E (filme completo nas condições possíveis)

Aquarius versus Prédio Coutinho

 Aquarius versus Prédio Coutinho

Edifício Aquarius (Recife, Brasil) e Prédio Coutinho (Viana do Castelo)

Prédio Coutinho 2

Sinopse:

Título original: Aquarius

De: Kleber Mendonça Filho

Com: Sónia Braga, Maeve Jinkings e Irandhir Santos.

Género: Drama

Classificação: M/16

Outros dados: BRA/FRA, 2016, Cores, 142 min.

 Aquarius versus Prédio Coutinho

Uma história verdadeira impressionante, um exemplo de cidadania, de resistência, de respeito pelos que ali acabaram por fechar os olhos com este drama no pensamento, de revolta contra os mais poderosos homens do betão, das negociatas, das tentativas de suborno - de tudo o que de pior tem o ser humano!

Aquarius versus Prédio Coutinho

Memórias não apagam afectos e recordações por entre a poeira do betão dos especuladores/exterminadores imobiliários, sejam particulares ou do Estado.