Alteração do curso do rio Âncora

Joaquim Vasconcelos

Joaquim Vasconcelos

Eng. Civil e Ambientalista

Há histórias que têm de ser contadas e imagens que não podemos desconhecer. Dentro dessas histórias temos de assumir que com a construção da linha férrea, houve necessidade da contenção da corda dunar dos Caldeirões, dando origem  a uma dunas com perto de dez metros de altura.

Duna dos Caldeirões 1962

Duna dos Caldeirões 1962

Com a realizacão do parque desportivo da Gelfa, a situação começou a degradar-se com o pisoteio originado pelo acesso ao campo de futebol,  dando origem á redução da crista da duna. A partir daí a situação começou a descambar e os responsáveis nunca admitiram as verdadeiras razões da sua destruição e o respectivo campo ainda lá se encontra.

Seguiu-se a construção do portinho e todo equipamento  inerente a essa obra.

Os responsáveis a nível nacional e internacional foram alertados que aquela obra iria dar origem à destruição de uma das mais belas estâncias balneares que era o centro de toda uma  comunidade de veraneantes de Braga e até do Porto.

Tantos foram os disparates em Vila Praia de Âncora que agora, os técnicos,  depois de se aperceberem da ineficácia  do portinho, encaminharam os pescadores de Vila Praia de Âncora a emigrarem para Espanha e a reduzir o número de barcos.

Desvio do rio

Leito actual do rio

Mais uma vez alguém  teve uma ideia 'luminosa'  e achou importante alterar o curso do rio, esquecendo-se que isso iria originar a alteração do percurso do circuito das correntes e das próprias areias, visto que se está perante um dos locais mais instáveis e com alterações das correntes e respectivas  velocidades, o que iria provocar alterações, como a redução do dito areal que só irá ser corrigido após futuras cheias com a reposição do circuito natural do rio, pelo que me parece, teremos que aguardar pelo Inverno.

Entretanto para minimizar essa falta de areia, retiraram grande quantidade no topo norte da praia e colocaram-na em montes  a montante. Mas no dia seguinte grande parte dessa arreia já tinha desaparecido!...

Actual areal

Actual areal em Vila Praia de Âncora

Em Vila Praia de Âncora os disparates sucedem-se, pois encontram -se justificações criativas como foram  com as referentes às obras do portinho…. Tantos engenheiros e políticos deram “palpites”, mas agora ninguém assume responsabilidades!

No entanto, a natureza, ao fim de uns meses, logo mostrou que continua atenta.

É triste vermos o portinho só com meia dúzia de barcos de pesca e uma praia sem barracas a norte da foz do Âncora.

Segundo parece, foram os técnicos do sistema que atropelam o ambiente em Vila Praia de Âncora!...