Agrupamento de Escolas de Freixo recebe prémio da Fundação Ilídio Pinho

 

O Agrupamento de Escolas de Freixo arrecadou o 3º prémio no valor de 5.000€, na 12ª edição do projeto “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho. O projeto apresentado pela turma A5, do 3º ano da Escola Básica de Freixo, intitula-se “MathsFun! Freixo interativo”.

 

Trata-se de um projeto que surge através da experimentação e da manipulação de materiais desenvolvendo a aprendizagem nos alunos, bem como as competências que promovem o conhecimento, a inovação e o empreendedorismo entre as crianças.

O projeto desenvolvido com os alunos visa revitalizar jogos matemáticos didáticos, que facilitam o desenvolvimento de conceitos científicos, como seja o conceito de número, a conservação do número, a estruturação do sistema decimal, entre outras, articulando-se em diferentes áreas curriculares, nomeadamente o Estudo do Meio, Matemáticas, Português e Expressões, produzindo-se estes jogos em sala de aula em suporte físico através da parceria com a empresa We Productise e a Associação Ludus. Numa fase posterior, estes produtos serão convertidos em aplicações informáticas para uso em diversos dispositivos.

O Município de Ponte de Lima congratulou-se com este prémio atribuído ao Agrupamento de Escolas de Freixo, distinção esta que vem reafirmar ainda mais a qualidade do ensino e dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos nas escolas do concelho e que resultaram, no presente ano lectivo, na obtenção de vários prémios nacionais e a participação em vários projetos internacionais de referência mundial.