Agroturismo Melgaço Alvarinho Houses (Melgaço) nomeado para “Melhor Empreendimento Turístico” nos Prémios Construir 2017

O agroturismo “Melgaço Alvarinho Houses”, localizado em Paderne, concelho de Melgaço,  está nomeado para “Melhor Empreendimento Turístico” nos Prémios Construir 2017, pelo Jornal Construir.

 

A votação decorre até 31 de outubro 2017 às 18h no link abaixo no separador VOTAÇÃO

http://premios.construir.pt/2017/
Para votar basta o registo gratuito em 
http://www.construir.pt/registo-construir/

 

Prémios alcançados

 O Melgaço Alvarinho Houses foi vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 na categoria de turismo.

http://www.premio.vidaimobiliaria.com/candidatura/agroturismo-em-melga%C3%A7o

O projeto é da autoria do Ateliê Correia Ragazzi Arquitetos, do Porto, com distinções alcançadas em termos nacionais e internacionais.

http://www.correiaragazzi.com/

http://www.correiaragazzi.com/agroturismo-em-melgao

 

Situado a apenas 4 Kms da histórica vila de Melgaço, no concelho mais a norte Portugal em pleno coração do Alto Minho, o Melgaço Alvarinho Houses  - Agroturismo é um empreendimento rural pensado em homenagem à terra mãe do Vinho Verde Alvarinho. Está envolto de vinha, numa área alargada que dá uma sensação de pura tranquilidade, paz e sossego.

Com duas casas - Casa Clérigo e Casa das Vigotas - e uma piscina solarenga possui uma envolvente mágica, que encanta todos os sentidos.

A Casa Clérigo ( T2) é de estilo rústico e conta com uma história secular. A Casa das Vigotas (T3)  é de estilo contemporâneo.

Com Kitchenettes totalmente equipadas e zonas de refeições e de estar em plano aberto, as casas possuem quartos, com wc completos; espaços equipados e decorados de forma aconchegante, que convidam ao pleno desfrute e descanso.

O espaço exterior onde se vislumbra a vizinha Espanha, é todo ele pleno de recantos e de encanto. A vinha, o regato que corre para o Rio Minho, a piscina … são apenas alguns tesouros que aqui existem para serem sentidos.

Contemplar a beleza e a tranquilidade, ou partir para outras experiências autênticas nos desportos aventura ou de natureza, serão experiências certamente memoráveis nas terras de Melgaço. Melgaço é um dos cinco concelhos abrangidos pelo PNPG, abrangendo Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.  As Termas de Melgaço conhecidas pelas suas virtudes terapêuticas e de SPA, o Centro de Estágios e o Centro Histórico de Melgaço fazem parte de um diversificado conjunto de locais a não perder.

Geograficamente, o Melgaço Alvarinho Houses situa-se a  100 km da cidade de Viana do Castelo e a 22 Kms de Castro Laboreiro.

 

Casa Clérigo

A Casa Clérigo, de estilo rústico, tem uma história secular que lhe inspirou o nome. Em 1861, um Clérigo, filho da Terra, recebeu-a por doação dos seus Pais, em linha do que já havia acontecido aos mesmos.

De linhas simples e, claro, em pedra tipicamente minhota, contrabalançada com o calor da madeira que confortavelmente aconchega o seu interior, a Casa Clérigo de tipologia T2, desenvolve-se em dois pisos. O térreo, antes reservado às alfaias e outras actividades agrícolas, serve hoje para espaço social. Contém uma kitchenette totalmente equipada ligada à zona de refeições e  de estar, num todo contíguo, onde simplesmente apetece viver. O segundo piso integra dois confortáveis quartos, com casa de banho privativa, que na sua mansidão convidam ao descanso, de e em todos os sentidos.

Casa das Vigotas

De estilo contemporâneo, a Casa das Vigotas, distribuída por três pisos, apela à praticidade e ao conforto.

O rés-do-chão, pensado para os momentos de convívio e de refeições, alberga uma cozinha totalmente equipada e uma zona de refeições e de estar, em plano aberto, de onde não apetece sair. Porém, as escadas convidam a subir e a encontrar uma mezzanine onde imperam o conforto e a tranquilidade, dedicada também a zona de estar. Ao lado está um quarto para pleno descanso. No piso seguinte, dois quartos aconchegantes, seduzem a um descanso profundo, inclusive do olhar, que se perde na imensidão de uma paisagem, onde domina a vinha, o rio e se vislumbra a vizinha Espanha.

 

Adega

A Adega… um lugar de convívio e de experiências.

“Disfarçado” num anterior socalco, que em outros tempos suportou uma vinha, este espaço, convida o olhar, que se perde na paisagem que a envolve.

As casas possuem acesso interior pela receção à adega (estrela da casa) e, cada uma, tem também um acesso próprio exterior.

 A adega,  elemento emblemático da unidade, foi  pensado para a realização de eventos/ celebrações dos hóspedes em total privacidade, com a reserva das duas casas. Possui uma mesa de uma só peça de madeira, feita de propósito, com 5,5 metros para permitir os prazeres à mesa em grupo alargado.

 

Algumas notícias do empreendimento, designadamente do prémio:

http://melgacoalvarinhohouses.com/apresentacao/imprensa/

www.melgacoalvarinhohouses.com

www.facebook.com/melgacoalvarinhohouses

[email protected]

Coordenadas:

42.086369, -8.278211

42°05'10.9"N 8°16'41.6"W