Acessibilidades, saneamento e Casa Mortuária na agenda do Executivo de Ceivães/Badim

Estas prioridades foram analisadas esta semana com o autarca Augusto de Oliveira Domingues que visitou a união de freguesias no âmbito das reuniões de trabalho descentralizadas que efetua com os executivos locais. Acompanhado por Conceição Soares e Paulo Esteves, autarca monçanense deslocou-se ainda a vários locais objeto de melhoramento por parte da junta liderada por Carlos Alberto Vilarinho.

 

As prioridades da União de Freguesias de Ceivães/Badim incidem na melhoria da rede viária, no prolongamento do saneamento básico, na construção de uma casa mortuária junto ao cemitério de Badim e na conclusão dos trabalhos de requalificação do edifício da sede da junta.

Paralelamente, o executivo local aposta na valorização da entrada no Vale do Mouro através da Estrada Nacional 202, chamado cruzamento da Valinha, com algumas intervenções que passam pela identificação do local, melhor iluminação pública e uniformização da sinalética.

Estas questões foram analisadas numa reunião de trabalho com o presidente da autarquia, Augusto de Oliveira Domingues, que visitou esta semana a união de freguesia na companhia da Vice-Presidente, Conceição Soares, e do vereador das atividades socioculturais, Paulo Esteves.

 

Monção

Monção

O autarca mostrou recetividade para colaborar com a união de freguesias num contexto de razoabilidade financeira e de acordo com a disponibilidade económica do município. Com projeto concluído, ficou acertada a abertura de concurso público para a construção da casa mortuária. 

Nesta deslocação a Ceivães/Badim, conduzida por Carlos Alberto Vilarinho (presidente) Maria Margarida Oliveira (secretária) e Fernando Gonçalves (tesoureiro), o executivo monçanense teve ainda a oportunidade de verificar no terreno alguns dos investimentos efetuados pela junta.

 Monção

Monção

Depois dos arranjos exteriores e construção de garagem, procede-se à beneficiação do interior da sede da junta, trabalhos que visam garantir melhores condições de trabalho ao executivo local e maior comodidade às pessoas da freguesia que procuram aquele espaço.

No âmbito da rede viária, onde é visível a limpeza das valetas na generalidade das estradas, a comitiva deslocou-se a alguns locais objeto de melhoramento nos últimos tempos. Casos da Rua do Cabo, Rua de Pereiras e do Caminho das Devessas, o qual motivou alargamento da via e construção de muros, facilitando a circulação automóvel e o acesso de ambulância às habitações.

Ao longo da visita, foi possível verificar a recuperação de dois lavadouros públicos, constatando-se ainda que a toponímia e numeração das casas está instalada na totalidade de Ceivães/Badim. Foram ainda visitados alguns locais que o executivo pretende melhorar em termos de iluminação pública e de atratividade turística.