Acessibilidades, desporto e cultura em Longos Vales

Augusto de Oliveira Domingues inteirou-se das preocupações e prioridades do executivo local, tendo visitado alguns investimentos e mostrado recetividade às propostas apresentadas. Ideia comum, partilhada por todos, passa pela criação de uma estratégia de valorização do Museu Etnográfico de Longos Vales.

 

Prosseguindo as visitas de trabalho às freguesias do concelho com o objetivo de avaliar necessidades e priorizar investimentos, o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, deslocou-se, na tarde de ontem, à freguesia de Longos Vales.  

Nesta visita, o autarca monçanense esteve acompanhado pela vice-presidente Conceição Soares e pelo vereador das atividades socioculturais, Paulo Esteves, bem como o executivo de Longos Vales: António Felgueiras, presidente, Manuel Pacheco, secretário, e Manuel Mendes, tesoureiro.

A comitiva verificou no terreno os trabalhos de requalificação da Estrada de Serzedo, fazendo o ponto da situação daquele importante investimento da rede viária da freguesia. Com cerca de 600 metros de extensão, procedeu-se ao alargamento da via, obrigando à construção de novos muros nas habitações abrangidas pela intervenção.

A colocação do asfalto fica agora pendente do resultado da candidatura de saneamento de águas residuais naquela zona. Em caso de aprovação, haverá necessidade de novos trabalhos, ficando o alcatroamento do traçado para depois da empreitada. Em caso de não aprovação, os trabalhos avançam de seguida, assegurando uma circulação segura e comoda.

1

Reforço da iluminação no Campo de Santo António     

No âmbito da rede viária, visitou-se ainda a Estrada do Cesto, acesso estruturante no interior da freguesia que necessita de trabalhos de beneficiação em determinados pontos. Discutiu-se uma estratégia para o local que, a seu tempo, será amadurecida tendo em vista a sua execução física.

Os autarcas deslocaram-se também ao Castro de São Caetano, tomando contacto com as últimas intervenções efetuadas naquele local. Posteriormente, visitaram o Campo de Santo António, casa do Longos Vales Futebol Clube. O reforço da iluminação é uma questão em andamento que será ultrapassada antes do arranque do campeonato.

Nesta deslocação a Longos Vales, realizou-se ainda uma reunião de trabalho sobre o futuro do Museu Etnográfico de Longos Vales, equipamento localizado na antiga Escola Primária do Cesto, espaço com limitações em termos de mobilidade, estacionamento automóvel e disponibilização do espólio existente.

Com a presença de Eduardo Cardoso, mentor do projeto, foram adiantadas algumas soluções direcionadas para o aumento da atratividade daquele espaço cultural. De momento, ficou a vontade comum em melhorar a situação. Outros encontros se seguirão.   

Durante o percurso pela freguesia, foi possível visualizar, em várias ocasiões, a nova toponímia da freguesia com identificação das ruas e numeração das residências O processo, iniciado em junho, estará concluído a breve prazo, passando o correio a ser entregue diretamente nos domicílios e não nas caixas de correio coletivas.