Aberta a 5ª Convocatória do Programa IACOBUS que visa intercâmbio ibérico

Candidaturas Online na Plataforma IACOBUS. As candidaturas poderão ser apresentadas desde o dia 23 de outubro até ao 19 de novembro de 2017. Com um financiamento de 150 mil euros, o IACOBUS irá apoiar projetos de intercâmbio a realizar entre 1 de fevereiro e 30 de junho de 2018.

 

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP, AECT) abre a 5ª convocatória do programa IACOBUS, sendo as candidaturas submetidas via uma plataforma electrónica que o GNP, AECT disponibiliza para este efeito.

O Programa IACOBUS é um programa de cooperação cultural, científica e pedagógica que surge com o objetivo de dar mais um passo mais na configuração de um autêntico espaço de integração inter-regional entre as Universidades e outras instituições de Ensino Superior da Euroregião Galicia-Norte de Portugal. O IACOBUS é uma ação promovida pela Comunidade de Trabalho Galicia-Norte de Portugal, baseada nas prioridades definidas no PIC - Plano de Investimentos Conjuntos da Euroregião e nas estratégias estabelecidas pela RIS3-T, contando com o apoio da União Europeia, tendo financiamento do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

IACOBUS tem como objetivo principal fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das instituições de Ensino Superior da Euroregião Galicia-Norte de Portugal, visando o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, de investigação e de divulgação, através de um sistema de intercâmbio transfronteiriço de professores, investigadores e pessoal administrativo e de serviços, entre as instituições de Ensino Superior da Euroregião Galicia-Norte de Portugal que assinaram o “Protocolo de Cooperação Cultural, Científica e Pedagógica entre as Universidades e as Instituições de Ensino Superior da Euroregião Galicia-Norte de Portugal” em Vigo, no dia 11 de abril de 2014.

Fazem parte do Programa IACOBUS as Universidades da Corunha, Santiago de Compostela, Vigo, Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e a Católica Portuguesa, para além dos Institutos Politécnicos do Porto, Bragança, Viana do Castelo e Cávado.

 

Os participantes devem ter contrato/vínculo de investigação em vigor durante o período de realização do intercâmbio, assim como estar em condições de poder trabalhar no país para o qual solicita a estadia.

A elaboração e apresentação das candidaturas efetuar-se-ão unicamente através da plataforma que o Programa IACOBUS dispõe na sua página Web (iacobus.gnpaect.eu), desde o dia 23 de outubro até ao dia 19 de novembro de 2017. As candidaturas e a documentação exigida pela plataforma Web, só poderão ser apresentadas unicamente em idioma galego, castelhano ou português.

 

As candidaturas serão apreciadas por uma Comissão de Avaliação da qual fazem parte 1 Presidente: designado pela direção do GNP, AECT e 3 Vogais: Um representante designado pelo Director-Geral de Relações Exteriores da Xunta de Galicia; Um representante designado pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N) e um representante designado pela Fundação Centro de Estudos Euroregionais (FCEER), em representação da rede de Universidades da Euroregião. O Secretariado ficará a cargo do GNP, AECT.

 

As quatro convocatórias realizadas nos anos lectivos de 2014-2017 tiveram uma grande adesao a nível de candidaturas e de projetos aprovados. Na 1ª, com 190 candidaturas, foram aprovados 118 projetos, na 2ª apresentaram-se a concurso 223 candidaturas, tendo sido selecionados 119 projetos, na 3ª selecionaram-se 130 candidaturas num total de 203 apresentadas. Na 4º convocatória o GNP, AECT rececionou 311 candidaturas, superando as expectativas e aprovou 127 projetos.

Este programa financia os intercâmbios (de 1 ou 2 semanas para Professores, 1 semana para os PAS e de 1 a 3 meses para Investigadores). Estes intercâmbios serão realizados de 1 de fevereiro a 30 de junho de 2018.

 

Todas as informações e as bases da 5ª Convocatória do Programa IACOBUS já estão disponíveis na Web do IACOBUS iacobus.gnpaect.eu, sendo que ficaremos a conhecer os projetos selecionados no final do ano de 2017 e que os projetos se realização no 1º semestre do ano de 2018.

 

Vigo, 17 de outubro de 2017