Ciência

Ciência

“Arcuense” gere centenas de projetos no Conselho Europeu de Investigação

É filho de arcuenses (de Padreiro Salvador e Santa Cristina), nasceu em França, mas tem nacionalidade portuguesa e faz questão de visitar sempre que pode os Arcos de Valdevez (onde esteve há algumas semanas e cá regressará antes de meados deste mês de agosto). Chama-se Victor Alves Gomes e integra o Conselho Europeu de Investigação (CEI), em Bruxelas, desde 2009, organismo que faz parte da Comissão Europeia.

São do Alto Minho os três psicólogos em Conferência na Irlanda

O poder da mente

Decorre no Reino Unido, especificamente em Newry, Irlanda do Norte, de 8 a 12 de Maio, a conferência bianual encabeçada por Una McCluskey (www.unamccluskey.com), sobre a sua abordagem da relação dos ‘profissionais de ajuda’ com os seus clientes, pacientes, ou outros.

A conferência reúne principalmente profissionais de psicoterapia e aconselhamento psicológico, mas também outros profissionais que de alguma forma desenvolvam uma componente relacional e de ajuda no exercício da sua profissão.

Fundação da Juventude e Ciência Viva lançam 25º edição do Concurso Jovens Cientistas

A Fundação da Juventude e a Ciência Viva acabam de lançar mais uma edição do Concurso Jovens Cientistas. Este ano assinalam 25 anos de história a premiar os melhores trabalhos nas diferentes áreas das ciências. São mais de 1400 projectos realizados por 3500 jovens cientistas, orientados por cerca de 850 professores de mais de 800 escolas.

Workshop sobre a Internet das Coisas (IoT) no INL

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia acolhe nos dias 7 e 8 de março um workshop dedicado à nanotecnologia aplicada ao domínio da internet das coisas (Internet of Things – IoT). 

O workshop junta especialistas da indústria e da academia, do Norte de Portugal e da região de Lund (Suécia). O objetivo é permitir a troca de conhecimento e aproveitar a complementaridade das especializações das duas regiões europeias. 

Nova centralidade científica nasce em Paredes de Coura pela Conservação e Gestão das Espécies

Cerca de 40 investigadores estão reunidos em Paredes de Coura, mais propriamente no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), da Paisagem Protegida de Corno do Bico, no âmbito da reunião anual do CONGEN, grupo de investigação para a Conservação e Gestão de Espécies, Populações e Ecossistemas.

Porta do Mezio vai ser candidatada a centro de observação das estrelas

A Porta do Mezio (Arcos de Valdevez) recebeu, de 5 a 7 de agosto, a XXIII edição da Astrofesta. Este evento atraiu astrónomos profissionais e amadores.

Investigação da UM traz novos dados sobre a arte rupestre de Cerveira

Foram identificadas cerca de 40 novas gravuras rupestres no concelho de Vila Nova de Cerveira. O trabalho de campo, recentemente desenvolvido por uma equipa da Universidade do Minho, com o apoio do Município, vai agora avançar para uma fase mais técnica/de gabinete para inventariar, estudar, conservar e divulgar mais esta descoberta de arte rupestre, consolidando a história cerveirense.

Investigadores do INL envolvidos na fabricação de disco rígido mais pequeno do mundo

A colaboração entre a Universidade Técnica de Delft (Holanda) e o INL – Laboratório Ibério Internacional de Nanotecnologia permitiu a fabricação de um protótipo laboratorial de memória digital com bits à escala atómica que supera a densidade de armazenamento das tecnologias atuais por um fator de 500.

Monção: Pesquisa arqueológica em Valadares descobre vestígios com mais de 200 mil anos

No âmbito do projeto transfronteiriço “Os primeiros habitantes do baixo Minho. Estudo das ocupações pleistocénicas da região”, iniciaram-se, no passado dia 27 de junho, trabalhos de arqueologia no Lugar da Bemposta, em Valadares, com a presença de investigadores portugueses e espanhóis e oito estudantes do curso de arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

42 Projectos inscritos no AUA! – Angelini University Award

A 7.º Edição do AUA! - Angelini University Award recebeu 42 projetos que vão disputar as bolsas de investigação destinadas a premiar os dois grupos vencedores, no valor total de 12.000€. As inscrições para o AUA! - Angelini University Award terminaram a 15 de junho, e nesta edição apresentaram-se a concurso 30 Universidades e Politécnicos portugueses, cujos alunos foram desafiados a desenvolverem projetos relacionados com os cuidados paliativos em doentes oncológicos.

Páginas

Subscreva RSS - Ciência