Ambiente

Ambiente

Destruição da corda dunar de Afife

Não se consegue perceber como é que os responsáveis permitem a destruição do cordão dunar e praias, pois como é do conhecimento geral a rede Natura 2000 é um conjunto de medidas necessários para restabelecer os habitats naturais que por sua vez vão permitir que as diversas espécies que integram a flora, a fauna e a avifauna dunar, no mínimo consigam uma área suficiente para garantir os efectivos de várias espécies existentes nesse litoral.

NATIVA ajuda no combate à Vespa Velutina no Alto Minho

A Associação NATIVA anuncia que os afectados por ninhos de vespa velutina que não estão devidamente atendidos pelas autoridades competentes, em municípios do distrito de Viana do Castelo, podem solicitar o apoio da Associação para uma resolução atempada desta situações.

Aprovado protocolo para apoiar financiamento do Parque Biológico do Mezio

Foi aprovada, pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, no passado dia 24 de julho, a celebração de um protocolo a favor da ARDAL, no qual está contemplada a transferência de 182 908 euros entre 2017 e 2018, com vista à execução da Fase II do Plano Operacional de Gestão da Área de Intervenção Específica da Porta do Mezio, que diz respeito ao Parque Biológico do Mezio.

Estão a destruir o litoral de Afife

A legislação comunitária da Rede Natura tinha por base a directiva das aves (79/409/CEE de 2 de Abril de 1979 e a directiva dos habitats (92/43/CEE de 21 de  Maio de 1992, relativamente à preservação natural da fauna e da flora selvagem.

Sistelo na final do concurso “7 Maravilhas de Portugal”

Sistelo apurou-se, no passado dia 16 de julho, para a final do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, este ano dedicado às aldeias. Presente na gala transmitida pela RTP no passado domingo, a delegação de Arcos de Valdevez saiu em festa de Paderne, concelho de Albufeira (Algarve).

Ecopista de Valença candidata a melhor da Europa

A ecopista do rio Minho de Valença é candidata ao prémio via verde da Europa, no VIII European Greenways Award. No dia 28 de Setembro, na cidade irlandesa de Limerick vai ser entregue o prémio bienal que vai eleger a melhor via verde da Europa.

Eurodeputado do Partido da Terra, José Inácio Faria, na reunião da Organização Marítima Internacional em Londres

Poluição marítima

O Eurodeputado vianense do Partido da Terra (MPT), José Inácio Faria, único deputado português membro efetivo na Comissão Ambiente do Parlamento Europeu, participa como Chefe de Delegação do Parlamento Europeu na 71ª Reunião do Comité de Proteção ao Ambiente Marítimo da Organização Marítima Internacional (OMI), que se realiza esta semana na sede da IMO, em Londres.

Edil João Manuel Esteves quer drones a vigiar a floresta

O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez defende o uso de drones para vigilância e prevenção de fogos florestais. O edil pretende que a secretaria de Estado da Administração Interna dê novo impulso ao projeto dos drones, o qual não teve desenvolvimentos após os testes efetuados, há quase três anos, no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Tabaçô/Souto.

A DESPROTEÇÃO CIVIL

Germano Amorim

Germano Amorim

Advogado

A discussão acerca da origem da figura do Estado, numa perspetiva científico-política e histórica, é complexa. Porém, teve como elemento comum e uma das suas ideias motivadoras da sua criação, a Segurança. Por maiores que sejam as divergências ideológicas acerca da forma como olhamos o mundo e a sua governabilidade, a ideia de segurança é um elemento comum a todos os sistemas e regimes.

A matéria dos incêndios é exatamente do que trata, de Segurança. Em primeiro lugar dos seus cidadãos e em segundo, dos seus bens e propriedades.

Duas novas equipas de sapadores para proteger floresta dos Arcos

O Ministério da Agricultura anunciou, no passado dia 20 de junho, a constituição de vinte equipas de sapadores florestais, que devem iniciar funções na primeira quinzena de julho. A área do Parque Nacional da Peneda-Gerês que cobre o concelho de Arcos de Valdevez será contemplada com duas novas brigadas, constituídas por cinco elementos cada.

Páginas

Subscreva RSS - Ambiente