Ambiente

Ambiente

Escassez de água em Entre Ambos-os-Rios: reflexo da seca ou incompetência camuflada?

Desde há alguns anos que a Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca, sofre com a falta de água. Situação por demais caricata já que geograficamente encontra-se situada entre dois rios: Tamente e Froufe. Os moradores dos cinco lugares que conformam esta freguesia há muito que sofrem com a falta de água, que tem vindo a piorar com os anos. Antes era um cenário que só ocorria no verão na chegada dos emigrantes à terra, mas desde há algum tempo a falta de água está presente em qualquer altura do ano.

Câmara de Arcos de Valdevez confirma corte de árvores protegidas no Mezio

Na Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, ocorrida no passado dia 30 de novembro, a uma interpelação do deputado Álvaro Amorim (CDS), acerca das “árvores protegidas que foram cortadas no âmbito da obra do futuro Parque Biológico do Mezio”, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, apesar de lacónico e de não prestar grandes esclarecimentos, acabou por confirmar a notícia que o Minho Digital avançara em tempos recentes.

Jornadas Micológicas do Corno de Bico em Paredes de Coura

Paredes de Coura volta a acolher este sábado, 9 de dezembro, a partir das 8h30, mais uma edição das Jornadas Micológicas do Corno de Bico. Organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica ‘A Panturras’, esta Xª edição das Jornadas Micológicas do Corno do Bico decorrerá no CEIA (Centro de Educação e Interpretação Ambiental), contemplando, entre outras atividades, um passeio micológico orientado por especialistas, com o já o tradicional piquenique onde será possível degustar as diversas propostas gastronómicas apresentadas pelos participantes, baseadas em cogumelos silvestres e de produção.

PASSOS DE MEMÓRIA - Trilho das Quintas (PR26) - Vila de Punhe

Dia 16 de dezembro, realiza-se mais um percurso “Passos de Memória”, com a designação de Trilho das Quintas (PR26), integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município. A Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo é mais do que uma ementa de trilhos de mar, rio e de montanha. Pé ante pé, leva o caminhante ao encontro de si mesmo, através da relação com a natureza e com as idiossincrasias das comunidades locais.

Arcos de Valdevez: o que foi feito e o que falta fazer na área ardida depois do grande incêndio de agosto de 2016

O incêndio que teve origem no dia 8 de agosto de 2016, pelas 2.11, na freguesia de Cabana Maior, tendo-se propagado às freguesias de Soajo, Vale, S. Jorge/Ermelo e Cabreiro, e unido ao incêndio de Gondoriz, o qual só foi extinto no dia 16 de agosto, teve ampla repercussão nos meios de comunicação social e, nos dias seguintes, uma equipa governamental (primeiro-ministro incluído) esteve de visita à Porta do Mezio para anunciar um conjunto de medidas urgentes, como o restauro das matas do Mezio e do Ramiscal, cujas operações, porém, ainda não começaram.

Descida das águas na bacia do Lima faz emergir lembranças na Várzea e em Lindoso

A seca severa está a provocar uma descida acentuada do leito na albufeira de Lindoso/Soajo. A situação tem vindo a agravar-se com o outono seco e, por isso, as (antigas) veigas e os destroços que deviam estar submersos estão cada vez mais a descoberto.

Alto Minho TrEX já está no terreno: Nature Conservancy colabora com CIM Alto Minho!

Está já a decorrer o “Alto Minho TrEX”, uma iniciativa inédita na Europa que visa promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.

Grande Rota do PNPG pronta a ser percorrida em meados de 2018

A Grande Rota do PNPG, projeto da ADERE-PG (Associação de Desenvolvimento Regional/Peneda-Gerês), deverá estar marcada e sinalizada a partir de junho de 2018, para ser atravessada pelos pedestrianistas, embora a conclusão da iniciativa só esteja prevista para finais do próximo ano.

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – FIJ recebeu 46 propostas, provenientes de onze países, para a edição 2018, subordinada ao tema “O Clima nos Jardins”.

Alto Minho TrEx reúne especialistas em ordenamento florestal e combate aos fogos

Paredes de Coura acolhe de 18 a 24 de novembro cerca de 100 especialistas oriundos dos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Chile, Espanha e Portugal, naquela que será a primeira iniciativa na Europa e que contará com a colaboração da conceituada organização “The Nature Conservancy” para debater o tema do uso do fogo como forma de gestão e prevenção de grandes incêndios florestais.

Páginas

Subscreva RSS - Ambiente