Agrupamento de Escolas de Monção

Tomada de Posse do Diretor do Agrupamento

João Manuel Correia Vilar deu posse no dia 11 de Julho, perante o Conselho Geral Transitório, a Sérgio Gonçalves que após quatro eleições parece que, desta vez, assume o lugar sem qualquer contestação. 

Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança desafio

“Respirar pela DPOC” é o mote da campanha que, no âmbito do Dia Mundial da DPOC, leva a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, através da sua Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC a associar-se à Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) para dar a conhecer uma doença que afeta cerca de 800 mil portugueses. A campanha arrancou na quarta-feira em respirarpeladpoc.pt

Escolas de Monção têm nova CAP

A direção das Escolas de Monção já informou a comunidade educativa "que aos dez dias do mês de novembro de dois mil e dezasseis, perante o Delegado Regional de Educação da Região Norte, José Octávio Soares Mesquita, designado para o efeito pela Senhora Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, pelo despacho de 8 de novembro de 2016, tomaram posse os membros da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas de Monção, composta pelos seguintes elementos: Presidente: Sérgio do Nascimento Gonçalves; Vice-presidente: Helena Maria Alves Esteves; Vogal: Filipe Alexandre de Carvalho Francisco; Vogal: Marco Paulo Rodrigues Barbeitos Pinto e Vogal: Viriato Joaquim Maciel Ferreira".

Tal como o MD notíciou na passada edição, as Escolas de Monção vão continuar a ser presididas por Sérgio Gonçalves e exatamente pela mesma equipa que já estava a trabalhar para, segundo fonte do Ministério da Educação, "manter a estabilidade no Agrupamento de Escolas de Monção e dar continuídade ao trabalho desenvolvido".

Sérgio Gonçalves nomeado Presidente da CAP

Sérgio do Nascimento Gonçalves foi nomeado Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Monção, até à nova eleição do diretor do Agrupamento de Escolas de Monção que ele já tinha vencido várias vezes.

Cai o director do Agrupamento de Escolas de Monção

A decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), com a data do dia 8 deste mês, confirma as decisões anteriores do TAF de Braga e do TCA do Norte.

A sentença a que o Minho Digital teve acesso (consulte no anexo), após transitar em julgado, aponta para a obrigatoriedade de serem repetidos os actos a partir da eleição do presidente do Conselho Geral Transitório. Isso significa que vai ter que ser realizado novamente o procedimento de eleição do director, actualmente ocupado pelo Prof. Sérgio Nascimento Gonçalves.

Até que isso aconteça, vai ter que ser nomeada uma Comissão Administrativa Provisória.

Ministro da Educação abre ano escolar em Monção

O Alto Minhoto de Paredes de Coura e actual Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e que foi investigador em Dallas, em Madrid e no Reino Unido, vem em Setembro a Monção, para dar início ao ano escolar nas escolas neste concelho. O Minho Digital obteve esta informação em primeira mão e este ato será mais que um ato formal, será também um “ato simbólico de descentralização e de aproximação às escolas”. Este semanário noticiou ao longo de meses os imensos problemas e sucessivas direções provisórias que afectaram o normal funcionamento do ensino durante os últimos anos lectivos e apenas ficaram resolvidas há cerca de um ano com a tomada de posse do novo diretor Sérgio Gonçalves.

Tomou posse Conselho Geral das Escolas de Monção

Em reunião convocada para ontem, dia 4 de fevereiro, às 18 horas na Escola Secundária de Monção, tomaram posse os elementos eleitos para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Monção. Este conselho vem substituir de forma permanente o Conselho Geral Transitório que teve a missão de fazer e aprovar o regulamento interno e eleger o novo diretor, Sérgio Gonçalves.

A VERDADE É COMO O AZEITE ...

José Adriano Alves

José Adriano Alves

Deputado Municipal do PS de Monção

O suposto ponto final na instabilidade no Agrupamento de Escolas de Monção que o PSD local e o seu líder andaram a apregoar, não se importando de defraudar com a atitude tomada na Assembleia Municipal do passado dia 25 de setembro de 2015, centenas de Pais/Encarregados de Educação, alunos, docentes e pessoal não docente, não passou de um mero “faits divers”, como na altura o Partido Socialista de Monção teve oportunidade de referir.

Sentença do Tribunal (Agrupamento de Escolas de Monção)

Sentença da Acção Cautelar interposta por Luís Cunha sobre o Agrupamento de Escolas de Monção.

(ver notícia desenvolvida ao lado)

Presente envenenado do Tribunal para Luís Cunha

Como o Minho Digital já noticiou anteriormente, o Agrupamento de Escolas de Monção viveu três anos lectivos num processo atribulado e difícil de agregação com sucessivas Comissões Administrativas Provisórias, interferências políticas ao mais alto nível das estruturas partidárias e processos nos tribunais. Finalmente, no passado dia 12 de Outubro o director eleito tomou posse e Sérgio do Nascimento Gonçalves, em entrevista ao Minho Digital na passada edição, transmitiu uma mensagem de diálogo e confiança no presente e no futuro.

Páginas

Subscreva RSS - Agrupamento de Escolas de Monção